segunda-feira, 6 de julho de 2009

Painel 06/07

MOODY´S: RESPOSTA DO BRASIL A CHOQUE INDICA ECONOMIA MAIS FORTE

MOODY´S: RESPOSTA DO BRASIL A CHOQUE INDICA ECONOMIA MAIS FORTE

São Paulo, 6 - O diretor regional de Moody's para a América Latina, Mauro Leos, afirmou à Agência Estado que a boa resposta da economia do País ao choque externo provocado pela recessão mundial foi um dos principais motivos que levaram à agência internacional a iniciar um processo de revisão do rating soberano. "A pronta reação do Brasil à crise mostrou que está mais forte em termos relativos a outros países que possuem até ratings superiores", comentou.

Leos destacou que quando a Moody´s realiza a revisão de rating de um País em 66% dos casos ocorre o upgrade. Se isso de fato ocorrer, o Brasil pode até outubro ver elevadas pela instituição as notas relativas à dívida pública em reais e passivo em moeda estrangeira de Ba1 para Baa3. Esta é a primeira nota da categoria investment grade, avaliação concedida no ano passado pela Standard&Poor´s e Fitch Ratings.

"A condução da política econômica nos últimos anos, sobretudo com inflação sobre controle pelo Banco Central e compromisso com a estabilidade fiscal, foram muito importantes para que o Brasil atingisse o atual estágio econômico que lhe permitiu enfrentar bem o choque externo", comentou. "Em termos comparativos, o Brasil está bem melhor que vários países porque as ações do governo de ordem fiscal e monetária foram rápidas e elevaram a resistência do País, que registrou uma desaceleração do nível de atividade, mas não está passando por uma crise", afirmou.

Mauro Leos elogiou os comentários realizados hoje pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nos quais enfatizou que o Brasil tem um compromisso permanente com a boa gestão fiscal e que o superávit primário de 2,5% do PIB para este ano será alcançado. De acordo com o ministro, tal poupança do Orçamento será elevada para 3,3% do PIB em 2010 e o tamanho da dívida pública em relação ao produto interno bruto deve atingir de 40% a 41% em 2009, mas no ano que vem vai alcançar o mesmo patamar ou até cair. "As posições expressas pelo ministro Mantega são bastante relevantes e reforçam o quanto o Brasil está engajado em administrar de forma eficiente as contas públicas no longo prazo", disse.

No dia 28 de abril, em entrevista à AE, Leos afirmou que no começo deste semestre uma equipe de analistas faria uma visita ao Brasil, a partir da qual poderia começar um processo de revisão de rating soberano. O fato de tal fato ter ocorrido antes da viagem dos técnicos da agência de rating pode ser interpretado como uma indicação de que a agência pode conceder em breve o upgrade ao País. (Ricardo Leopoldo)

Nenhum comentário: