quarta-feira, 24 de junho de 2009

Painel 24/06


ABERTURA: MERCADO MANTÉM TOM POSITIVO ANTES DE FOMC DITAR NOVO ATO

09:00 ABERTURA: MERCADO MANTÉM TOM POSITIVO ANTES DE FOMC DITAR NOVO ATO

São Paulo, 24 - O quarto encontro do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve do ano domina o dia. A taxa de juros norte-americana não deve sair da banda atual de zero a 0,25% e o interesse recai sobre qualquer alteração no comunicado sobre a perspectiva para o crescimento da economia dos EUA e sobre eventuais mudanças no cronograma de compras de títulos do Tesouro e hipotecários. A espera pelo diagnóstico do Fomc é marcada por altas amenas nas bolsas e futuros de Nova York, em uma manhã que traz a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevando as projeções para expansão da China e prevendo queda mais moderada do PIB dos EUA neste ano - para o Brasil, no entanto, a previsão piorou. O dólar cai ante o iene e o euro. O petróleo tem queda amena, refletindo a relutância do investidor antes das decisões do Fed e do relatório de estoques de petróleo bruto e derivados, que será divulgado às 11h30.

Encomendas de duráveis e vendas de imóveis antecedem Fomc - Antes do Comitê de Mercado Aberto distribuir seu comunicado sobre as decisões tomadas, às 15h15, dois dados importantes chegarão aos investidores. As encomendas norte-americanas de bens duráveis em maio saem às 9h30, com analistas projetando queda de 0,8%, e as vendas de imóveis residenciais novos em maio, às 11h, com as estimativas convergindo para aumento de 2,3%.

Futuros em alta moderada - Às 8h53, de Brasília, o S&P 500 subia 0,46% e o Nasdaq 100 futuro,0,33%, mas a cautela deve engessar os movimentos antes da decisão do Fomc, que definirá os próximos atos do mercado. Este clama por sinais mais incisivos sobre como tende a ser a saída do Fed da sua política acomodatícia atual.

Europeias com pouco fôlego - Às 8h54, de Brasília, o FTSE-100, de Londres, subia 0,06%, com operadores destacando que a incapacidade de o FTSE romper abaixo de 4.200 pontos dava suporte às compras hoje. Mas operadores alertavam que, com os meses de verão pela frente, vários fundos e corretoras que compraram ativos respaldados pela ideia da recuperação podem ser pressionados a enquadrar melhor as posições. Em Paris, o CAC-40 subia 0,68% e o DAX, de Frankfurt, 0,64%, às 8h55.

Petróleo em baixa - À espera da decisão do Fomc e dos relatórios de estoques semanais dos EUA, o petróleo WTI para agosto cedia 0,81%, para US$ 68,68 por barril, na Nymex eletrônica. Hoje, a organização de viagens de lazer e auto clube AAA projetou que o número de norte-americanos que viajarão 50 milhas ou mais no feriado de 4 de julho deve cair 1,9%, em comparação aos níveis do feriado de 2008, em razão da economia fraca. No feriado do ano passado, 37,8 milhões de norte-americanos viajaram mais de 50 milhas, o que representou queda de 10,5% sobre 2007.

(Equipe AE)

Nenhum comentário: