sexta-feira, 19 de junho de 2009

Painel 19/06


ABERTURA: BOLSAS SOBEM, MAS VENCIMENTOS PODEM CHAMAR VOLATILIDADE

08:55 ABERTURA: BOLSAS SOBEM, MAS VENCIMENTOS PODEM CHAMAR VOLATILIDADE

São Paulo, 19 - Os futuros que refletem as transações formalizadas antes da abertura de Wall Street e as ações na Europa assumem trajetória de alta nesta sexta-feira sem indicadores e eventos econômicos relevantes nos EUA e de escassas notícias de impacto amplo. O dia é marcado por vencimentos quádruplo - opções e futuros sobre o índice e ações individuais - em Nova York e triplo em Londres. O movimento positivo das ações credencia o desmonte de posições compradas nos Treasuries e projeta o juro dos papéis em alta, o que tende a despertar desconforto nos investidores. Há pouco, o juro da T-Note de 10 anos encontrava-se em 3,8370%, de um nível de 3,822% no momento de fechamento do pregão acionário nova-iorquino ontem. O dólar sobe ante o
iene e está estável frente ao euro.

Dia fraco em notícias é direcionado por vencimentos no exterior

NY computa ganhos - Os futuros de Nova York apontam para um início positivo do pregão, em um dia em que o vencimento quádruplo pode acrescentar volatilidade adicional. O S&P 500 subia 0,72% e o Nasdaq 100 futuro, 0,79% às 8h44 (de Brasília).

Vencimentos dão suporte a mercado londrino - A Bolsa de Londres subia 1,75%, às 8h35, com os operadores não mostrando empolgação com o movimento mais forte do que os demais mercados continentais da Europa, já que os ganhos eram associados ao vencimento triplo de futuros sobre índices acionários, opções sobre o índice e opções sobre ações individuais. Após dois dias liderando as perdas do FTSE-100, a Rio Tinto subia 0,88%, às 7h55. Em Paris, o CAC-40 indicava valorização de 1,11%, enquanto o DAX, de Frankfurt, subia 0,12% às 8h26.

Taxa de desemprego bate maior nível em 3 anos na Itália - A taxa de desemprego italiana atingiu 7,3% no primeiro trimestre, avançando em relação ao patamar de 7% no quarto trimestre. O nível é o maior em três anos e reflete, principalmente, o crescente número de italianos abaixo de 34 anos que perderam seus contratos freelance e temporários de trabalho.

Petróleo sobre dentro de um contexto de cautela - O contrato WTI para julho subia 1,06%, para US$ 72,13 por barril, na Nymex eletrônica, com o rumo positivo das ações dando suporte às compras, embora os investidores não abandonem o tom cauteloso dos últimos dias. Os metais assumiam mesma rota, com o contrato do cobre para três meses subindo 0,4%; o do alumínio, 1,1% e o do zinco, 2%, mais cedo, na London Metal Exchange.

(Equipe AE)

Nenhum comentário: