quarta-feira, 5 de maio de 2010

Painel 05/05

BAIR/FDIC: BANCOS DOS EUA NÃO SERÃO MUITO AFETADOS POR CRISE GREGA

Nova York, 5 - A presidente da Corporação Federal de Seguro de Depósito dos EUA (FDIC, em inglês), Sheila Bair, afirmou que os bancos norte-americanos não serão amplamente afetados pela crise da dívida grega. "A exposição direta dos bancos dos EUA às jurisdições não é grande", disse a autoridade durante uma entrevista concedida à rede de televisão Fox News. Ela acredita que "a situação não trará desestabilização" porque a Europa sabe que passa por alguns problema e tem consciência de que precisará resolvê-los.

Bair também disse que a FDIC está recomendando aos bancos "flexibilidade e compaixão" com as empresas afetadas pelo vazamento de óleo no Golfo do México.

A autoridade reiterou sua oposição à proposta de obrigar os bancos norte-americanos a se separar de suas unidades de negociação de derivativos. "Isso é absolutamente essencial para o que os bancos fazem. Acho que se presume que todos os derivativos são ruins e inapropriados para as atividades bancárias. Esse não é o jeito como as coisas funcionam", afirmou Bair. As informações são da Dow Jones. (Gustavo Nicoletta)


----


ANP: ESTIMATIVA SOBRE POÇO PARA CESSÃO ONEROSA SAI EM UMA SEMANA

Rio, 5 - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou há pouco que a agência deve divulgar em uma semana as estimativas de reservas do poço Franco, que está sendo perfurado para o processo de cessão onerosa entre União e Petrobras. Ele não quis confirmar as informações extraoficiais de que o poço tem 20 bilhões de barris "in place".

Lima afirmou que o trabalho vai considerar diversos cenários de fator de recuperação do petróleo, taxa que indica a reserva. A ANP vem trabalhando originalmente com um fator de recuperação de 10%, o que daria reservas recuperáveis de 2 bilhões de barris, caso a projeção dos 20 bilhões de barris "in place" se confirmem. A Petrobras, porém, disse que pode trabalhar com um fator de recuperação maior. "Vamos usar taxas reconhecidas internacionalmente e taxas apresentadas pela Petrobras para o pré-sal", disse. (Nicola Pamplona)


----


EUA: DADOS SOBRE PRODUTIVIDADE E CUSTO DA MÃO DE OBRA SAEM AMANHÃ

São Paulo, 5 - A agenda de indicadores dos EUA para quinta-feira traz dados preliminares sobre a produtividade e o custo da mão de obra norte-americana durante o primeiro trimestre, além do relatório semanal do Departamento do Trabalho do país sobre os pedidos de auxílio-desemprego.(Gustavo Nicoletta)


----


ESTRELLA: PETROBRAS JÁ REDUZIU À METADE PROJEÇÃO DE CUSTO P/PRÉ-SAL

Rio, 5 - O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, informou há pouco que a companhia já conseguiu reduzir à metade as projeções para o custo de extração no pré-sal. O esforço vem sendo desenvolvido por um grupo de trabalho multidisciplinar montado pela empresa no final de 2008, que avalia questões como logística, automação e materiais, considerados os principais desafios para o pré-sal. "O primeiro relatório do grupo foi concluído em fevereiro de 2009, com um custo que representava mais do que o dobro da estimativa atual", contou Estrella, em entrevista após proferir palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Segundo ele, dentre as melhorias conseguidas pelo grupo, estão novas tecnologias de construção de poços, novas concepções de unidades de produção e especificações de materiais e estimativas de número de poços por reservatórios. Estrella não quis informar qual o custo de extração projetado pela companhia, alegando que trata-se de dado confidencial. (Nicola Pamplona)

Nenhum comentário: