terça-feira, 22 de setembro de 2009

Painel 22/09

LEOS/MOODY´S: BRASIL SE MOSTROU MAIS FORTE QUE OUTROS NA CRISE

LEOS/MOODY´S: BRASIL SE MOSTROU MAIS FORTE QUE OUTROS NA CRISE

São Paulo, 22 - O fato de o Brasil ter sofrido menos durante a crise global e estar se recuperando com mais força foi decisivo para que o Brasil finalmente seja visto como um país grau de investimento pela agência de rating Moody´s, admitiu Mauro Leos, vice-presidente sênior para América Latina.

A Moody's elevou esta tarde os ratings de dívida do Brasil em moeda local e estrangeira do grau especulativo Ba1 para Baa3, patamar inicial para créditos com grau de investimento. A perspectiva para os novos ratings é positiva.

"Basicamente o que vimos é que com o choque global, o Brasil não só teve desempenho melhor do que as pessoas pensavam como parece estar mais forte ou equivalente a países que já são grau de investimento. Isso foi uma consideração importante", citando o desempenho da economia do balanço de pagamentos e do sistema bancário nesse período comparativamente a outros países.

Leos lembrou que a melhora das contas fiscais tem sido levada em conta pela Moody´s nos últimos anos e que mesmo agora, após os gastos adicionais do governo com a crise, a agência avalia que o País parece melhor do que outros países em igual posição. "Os desafios (fiscais) do Brasil são menores do que em outros países com a mesma nota", disse.
(AE)

Nenhum comentário: