quinta-feira, 21 de maio de 2009

Painel 21/05


GABRIELLI: EMPRÉSTIMO DE U$ 10 BI DA CHINA SERÁ PAGO EM DINHEIRO

GABRIELLI: EMPRÉSTIMO DE U$ 10 BI DA CHINA SERÁ PAGO EM DINHEIRO

Nova York, 21 - A Petrobras vai pagar à China em dinheiro, não em pré-vendas de petróleo, o empréstimo de US$ 10 bilhões que o país fará à empresa brasileira, informou o presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli. O executivo se esquivou de dar detalhes sobre o empréstimo, mas disse que a taxa de juros está abaixo da dos empréstimos comparáveis do mercado secundário. A Petrobras fará o pagamento a cada seis meses.

Gabrielli deixou aberta a possibilidade de um maior envolvimento com a China. Autoridades do China Development Bank estão estudando uma nova linha de crédito em yuans, mas Gabrielli disse que não poderia comentar sobre isso.

Quando questionado se a estatal está negociando um acordo similar com os Emirados Árabes Unidos, Gabrielli não negou, mas disse que a Petrobras está conversando com vários outros países sobre novos empréstimos. O executivo disse que a companhia está sempre em conversas com diferentes entidades.

Gabrielli disse estar satisfeito de que a companhia tenha sido capaz de levantar US$ 30 bilhões em cinco meses em meio à atual crise de crédito. "É um ano muito bom para a Petrobras", afirmou. A Petrobras está sempre procurando oportunidades de crédito atraentes, disse Gabrielli. A companhia possui os recursos necessários para este ano e o próximo, mas aproveitaria uma oportunidade.

O envolvimento da Petrobrás com a China Petroleum & Chemical Corp. (Sinopec), a maior refinaria da Ásia, não foge à normalidade para a Petrobras, disse Gabrielli. "Nós já temos várias joint ventures no Brasil e fora do Brasil", afirmou. As possibilidades com a Sinopec estão fora do empréstimo da China, acrescentou o executivo. Na semana passada, no mesmo dia em que o empréstimo da China foi anunciado, a Petrobras e a Sinopec assinaram um acordo de comércio e cooperação.

Gabrielli também comentou sobre a situação de uma refinaria que a empresa está construindo em Pernambuco juntamente com a Petróleos de Venezuela (PDVSA). O executivo disse que a Petrobras vai se reunir com representantes da PDVSA na próxima terça-feira, portanto as negociações para um acordo sobre a refinaria prosseguem. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: