segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Painel 24/08

LAL CHUGH: APESAR DE SINAIS DE MELHORA, RECESSÃO/EUA NÃO ACABOU

LAL CHUGH: APESAR DE SINAIS DE MELHORA, RECESSÃO/EUA NÃO ACABOU

São Paulo, 24 - Apesar de indicadores econômicos mostrarem melhora, a economia dos Estados Unidos ainda não vai bem, disse hoje o economista indiano Lal Chugh, professor da Universidade de Massachusetts. "A recessão não acabou, pelo menos não nos Estados Unidos. Há alguns pequenos sinais de melhora, mas não significa que a economia está em recuperação. A recessão deve durar pelo menos mais seis meses e a retomada será lenta", afirmou. Ele disse que o mercado de ações em Nova York pode estar otimista demais em relação ao fim da recessão. "As bolsas estão correndo um pouco rápido demais. Os fundamentos não mudaram tanto".

Para Chugh, o processo será lento, com retomada em forma de longo "U", uma vez que o desemprego deve permanecer alto, podendo piorar nos próximos meses, e o consumo deve seguir baixo por cerca de dois anos. "Não será uma retomada uniforme. Os danos causados pela recessão nos EUA devem durar algum tempo".

Chugh disse que conforme os seguros-desemprego estão vencendo, os americanos estão tendo que recorrer à poupança para sobreviver e pagar suas dívidas. "Os americanos estão com muito medo do desemprego e, por isso, os países que exportam para os EUA devem ser cautelosos. Os americanos devem pagar dívidas e ter emprego antes de comprar coisas novas. Isso levará tempo", explicou.

Segundo o economista, o sistema bancário ainda não se estabilizou e os bancos não voltaram a emprestar normalmente. Por outro lado, Chugh avalia que o mercado imobiliário, que foi o que detonou a crise global atual, já pode estar em início de recuperação.

(Luciana Xavier AE Broadcast)

BG: POÇO SECO CORCOVADO-2 TINHA COMO META RESERVAS DO PRÉ-SAL

BG: POÇO SECO CORCOVADO-2 TINHA COMO META RESERVAS DO PRÉ-SAL

Rio, 24 - A petroleira britânica BG confirmou que o poço Corcovado 2, que resultou seco, buscava objetivos abaixo da camada de sal. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o poço "ultrapassou a camada de sal até a região do pré-sal". O resultado, porém, não foi o esperado: segundo a companhia comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP), o poço resultou "seco com indícios de gás" - o que, segundo especialistas, significa que não há vazão comercial nem para o gás encontrado.

O Corcovado 2 foi perfurado no bloco BM-S-52, operado pela multinacional, em parceria com a Petrobras. A área já tinha um poço, Corcovado 1, 14 quilômetros a sudoeste, com descoberta de petróleo e gás abaixo da camada de sal. O primeiro poço está hoje em fase de testes de vazão, trabalho interrompido logo após a descoberta devido a uma pressão maior do que a esperada no reservatório, problema já resolvido.

Corcovado 2 é o segundo poço seco do pré-sal desde a confirmação do enorme potencial de Tupi, no fim de 2007, que levou o governo a suspender os leilões da região. O primeiro foi perfurado no BM-S-22, operado pela americana Exxon. O bloco operado pela BG, porém, fica na chamada franja do pré-sal, áreas em águas mais rasas nas quais se acredita existirem reservas de menor volume do que a região de Tupi. (Nicola Pamplona)

Nenhum comentário: