segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ibov


Primeiramente podemos concluir que nosso mercado perdeu uma faixa de negociação forte, que vinha há 10 dias negociando dentro do congestionamento. O último suporte que poderia segurar o ibovespa seria os 54.450, que se perdido, gera mais um sinal de alerta.


Em contraponto, em um período gráfico diário, percebemos que estamos em clara tendência de alta com suporte forte e deveras importante a 53.800. Abaixo disso o mercado daria sinais de virada de tendência, portanto, ainda é cedo para concluirmos qualquer coisa, mas em breve teremos alguns movimentos interessantes para observar.


Para relembrar um post da semana passada:

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009


Uma análise mais ampla:



Podemos verificar através do gráfico semanal, que o mercado está praticamente em cima do que chamo de seu penúltimo patamar de negociação que foi na faixa de 57.000. Depois disto, ibovespa poderia tranquilamente buscar o que apelidei de último patamar de negociação que seria os 63.400. Depois deste número, nosso mercado não chegou a negociar com consistência e foi euroficamente para cima de 70.000.
Ainda sabemos que na faixa de 60-65.000, o mercado congestionou durante 7 meses, rompeu, buscou os níveis de 70 mil pontos com base no investment grade e depois disto ganhou forte ímpeto vendedor, inclusive perdendo a fortíssima faixa de negociação de 60-65.000. Agora, depois de toda crise, estamos a pouco espaço de lá, e devemos ter bastante cautela nestes momentos.

Nenhum comentário: